Investir em Treinamento é Estratégia de Negócio
Para que uma empresa ou organização seja bem sucedida é fundamental contar com profissionais capacitados, pois a qualificação dos empregados gera consequentemente melhoria na produtividade e um grande diferencial para o negócio. Diante disso, percebe-se cada vez mais a importância da realização de treinamentos. O funcionamento do setor de RH e a relação entre a função de treinamento e outras atividades de gerenciamento, mudaram bastante com o passar dos anos.
O treinamento e desenvolvimento são agora considerados ferramentas importantes na Gestão de Recursos Humanos. Bem distantes estão os dias em que se considerava o treinamento como resíduo, inútil para desprendimento de tempo, dinheiro e outros recursos. Independente do talento pessoal de cada funcionário, é a partir de um programa de treinamento bem planejado e adequado às necessidades de cada empresa, que eles poderão adquirir e implementar suas capacidades para executar as atividades com maior eficiência, atingindo assim seu pleno potencial e consequentemente maiores níveis de produtividade e satisfação.
Portanto, o investimento no treinamento dos funcionários deixa de ser considerado como custo, para ser considerado, pela maioria das empresas de pequeno ou grande porte, como parte essencial de qualquer negócio bem sucedido. Os números dos investimentos em treinamento empresarial nos países desenvolvidos são, no mínimo, três vezes maiores aos do Brasil. Para as empresas que investem em treinamento, o seu diferencial aumenta na medida em que estimulam o crescimento profissional dos colaboradores em geral e dos gestores em particular. Não basta focar apenas em números e resultados – é preciso lembrar que estes são gerados por pessoas.
Mesmo quando a economia desacelera ou quando os lucros diminuem, para não sacrificar o valor de longo prazo da empresa e se manter competitiva no mercado, é fundamental manter treinamento contínuo, tanto técnico quanto comportamental dos colaboradores.Assim como o treinamento pode aumentar o nível de comprometimento dos colaboradores e o crescimento no movimento de qualidade, se esses conceitos de gestão de recursos humanos não forem planejados cuidadosamente, dando ênfase no desenvolvimento e educação do empregado, a longo prazo, pode também resultar em maus resultados e com custos altíssimos.
Fonte: Ação Sistemas