Instrutores


A Compet RH está sempre em busca de novos parceiros com conhecimento e experiência para atuarem como nossos Instrutores de Treinamentos. Os interessados deverão enviar curriculum informando área de atuação e especialidade para o e mail: diretoria@competrh.com.br

Pós graduado em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, Graduado em Administração e Ciências Contábeis. Atua a há mais 30 anos nas áreas administrativa, financeira e marketing, exercendo cargos de direção e gestão em empresas de pequeno, médio e grande porte, dentre elas Volkswagem do Brasil, Grupo a Tribuna, etc. Atua como Consultor na área Administrativo/Financeiro e como professor em cursos técnicos e livres.
Psicóloga formada pela Universidade São Marcos S/P, com Especialização em Psicologia Organizacional, Especialização em Qualidade e Produtividade na FGV/SP e na Fundação Vanzolini pela USP/SP. Grafóloga, formada pela Consultoria Barbero e Galvão/SP, formada em Medicina Chinesa no Ipescerme RP/SP. Coordenação e docência realizadas por profissionais Psicólogos, especialistas em Administração de Recursos Humanos e com ampla vivência em Seleção de Pessoas. Instrutora em cursos e palestras para empresas e universidades.
Advogado Trabalhista nas comarcas de São Paulo e Minas Gerais há mais de 10 anos. Consultor em empresas de pequeno porte. Atuou como Coordenador Pedagógico em cursos de formação profissional. Ministra palestras e treinamentos nas áreas Trabalhista, Previdenciária, Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Graduado em Administração de Empresas, Mestre/Doutor em Serviço Social pela Unesp – Franca. Docente em cursos de graduação em Administração e Serviço Social. Foi vice diretor geral da Unifeb- Barretos e diretor do Centro de Pós Graduação da Unifeb. Participante do Núcleo de Estudo de Pesquisa Social. Avaliador do Conselho Estadual de Educação. Palestrante e Consultor Empresarial. Vários trabalhos publicados em seminários e congressos nacionais e internacionais.
Psicóloga com pós graduação em Psicologia Organizacional e Clínica. Grande vivência em atividades de Recrutamento, Seleção e Treinamento & Desenvolvimento, em empresas de grande porte. Atua como Psicóloga Clinica e possui vários cursos de extensão e especialização profissional em Gestão por Competências, Seleção por Competências, Dinâmicas de Grupo para percepção e comunicação, Coaching, etc Docente de cursos de aprimoramento profissional - módulos: Recrutamento e Seleção, T&D e Avaliação de Desempenho.
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo Jornalista Profissional com registro no MTB Jornalista responsável pelo Jornal Campos Elíseos Docente em Cursos de Inglês e Redação Empresarial Secretária Bilíngüe, tendo exercido atividades como Assessora de Imprensa, Assessora de Comunicação e Repórter.
Mestre Stricto Sensu em Administração pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP MBA-Executive Lato Sensu in Global Enterprise Management Program - Bennett S. LeBow College of Business Executive Education Center Philadelphia, University DREXEL, Pennsylvania, USA Especialização Lato Sensu em Propaganda e Marketing pela Fundação Universidade Federal do Paraná - UFPR Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina - UEL Atua como Diretor e Docente em Cursos de Graduação e Pós Graduação nas áreas de Marketing, Desenvolvimento Gerencial, Administração Estratégica e Qualidade Total. Atuou como consultor e assessor associado em marketing e propaganda em Ribeirão Preto/SP, com projetos de pesquisa de mercado e planos estratégicos e de marketing. Desenvolveu cerca de 150 projetos para pequenas, médias e grandes organizações privadas, públicas e também do terceiro setor. Autor de diversos artigos publicados.
CARLO LUIGI BERGAMINI Graduado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção com MBA em Gestão Empresarial. Grande vivência em Gerenciamento e Estruturação de toda cadeia logística, envolvendo armazenagem, transporte, distribuição, manutenção de frota, sistemas de informação e controle em empresas dos setores de varejo/atacado, cimenteiro, industria de base e de tecidos/confecções. Atuou como Auditor de sistemas operacionais, participando da implantação e acompnhamento de sistemas gerenciais de controle e garantia de qualidade, programas de desenvolvimento gerencial e planejamento estratégico. Participou de feiras e programas de aperfeiçoamento técnico nos Estados Unidos, Itália e Portugal. Atua como docente em cursos de graduação e pós graduação.
Psicóloga com especialização em Desenvolvimento Humano e Organizacional, com experiência de mais de 20 anos na área de Recursos Humanos em Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Potencial e Plano de Carreira, em empresas de grande porte (Grupo Accor e Armazéns Columbia) e no ramo hospitalar (Hospital São Francisco e Maternidade Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto. Atualmente é Consultora Associada prestando serviços a várias empresas da região tais como Savegnago Supermercados, Sabesp – Franca,Usina São Carlos, Colenci Advogados Associados, Comunike Projetos de Comunicação, Brasil Salomão e Matthes Advocacia, GRSA Restaurantes Empresariais, IAPE – Instituto de Apoio a Programas de Estágio, Qualy System Informática e outras.

Mestre em Educação, Pós Graduada em Recursos Humanos, Graduada em Marketing e em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, Formação de COACHING pela escola Internacional Condor Blanco . Atua como Coordenadora Pedagógica e docente em Cursos de Graduação e Pós Graduação em várias disciplinas relacionadas a Marketing, Ética, Legislação Publicitária, Técnica e Gestão de Negócios, Comunicação Empresarial e Comunicação Corporativa, Marketing, etc Coaching de Mulheres, Executivos, Equipe e Empresarial. Ministra palestras e mini cursos em congressos e seminários voltados para a área de Comunicação, Marketing e Vendas, Liderança e Auto Liderança. Assessora e consultora em propaganda/ marketing e Gestão de Pessoas para empresas de diversos setores.

Graduado em Administração pela FEA RP / USP Graduado em Relações Internacionais pelo Moura Lacerda. Mestre em Administração de Organizações pela FEA RP / USP, com pesquisa desenvolvida na área de internacionalização de franquias Doutorando em Engenharia de Produção pela UFSCar, com pesquisa desenvolvida na área de desenvolvimento local, agricultura familiar e biodiesel Docente de disciplinas de Empreendedorismo, Planos de Negócios, Gestão de Serviços, Administração Estratégica, Comércio Exterior e Informática nas faculdades REGES, de Ribeirão Preto, e FAFIBE, de Bebedouro. Docente em cursos preparatórios para concursos públicos. Consultor de empresas especializado na elaboração de Planos de Negócios, com grande experiência na execução de estudos para o setor sucro-alcooleiro.
Psicólogo, Mestre em Administração Estratégica, Pós-Graduado em Administração Estratégica de Recursos Humanos e Pós Graduado em Docência Superior. Professor de Nível Universitário e Pós-Graduação. Atuou como Coordenador de Cursos de Nível Superior e Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Atuou em grandes empresas e instituições de ensino, tais como: Universidade Nove de Julho – UNINOVE;Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU;Volkswagen do Brasil; Serveng Civilsan Companhia Brasileira de Projetos e Obras – CBPO, etc Possui artigo publicado no Guia da Infância - "Educando para o Sucesso",Membro da Comissão do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Participação em grupos de pesquisa sobre clima organizacional. Participação em eventos sociais da Eletropaulo na comunidade e Ação Global. Na área de Recursos Humanos coordenou áreas de Recrutamento e Seleção, Avaliação de Potencial, Estrutura Organizacional, Identificação de Talentos, Planejamento de Carreira, Aconselhamento, Treinamento, Desenvolvimento de Pessoal, Segurança Industrial e Patrimonial,, Qualidade de Vida, e demais atividades direcionadas a Gestão de RH.
Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo –USP Graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Coordenador e Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação Consultor Empresarial na área de Projetos sucro-alcooleiros Autor de diversos artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Graduada em Direito, Pós graduada em Previdência Social pela EPD, e pós graduanda em Direito e Processo do Trabalho pela EPD. Advogada e consultora jurídica na área Trabalhista e Previdenciária há 14 anos, com ênfase em Acidente de Trabalho e Doença Ocupacional.
Técnico de Segurança com graduação em Sistemas Informatizados e Especialização em Higiene Ocupacional Socio-diretor da VB TEcnologia e Segurança do Trabalho Docente em curso de Pós-Graduação em Eng. de Segurança Mais de 10 anos de experiência na área de Segurança e Medicina no Trabalho em empresas de grande porte.
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Educação a Distância e Pós Graduando em Finanças e Controladoria. Especialista em Contabilidade, Tributos e Gestão, atua como Gestor Contábil em empresa de grande porte. Atua também como consultor e docente na área contábil e fiscal. Ministra treinamentos abertos e in company em temas relacionados com sua área de atuação.

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Moura Lacerda, MBA em Gestão Industrial pela FGV e Pós-Graduado em Sistema de Gestão Integrado (Senac). 
Atua há 18 anos em Sistemas de Gestão Integrado, Garantia da Qualidade e Processo em setores como Construção Civil, Médico Odontológico, Alimentos e Bebidas, Consultoria, Treinamento e Docência.
Auditor líder na ISO 9.001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade (IRCA – International Register Certificated Auditors – Inglaterra).
Realiza trabalhos de reestruturação e implantação nos Sistemas de Gestão Integrado (Qualidade, Segurança de Alimentos, Meio Ambiente e Saúde e Segurança), Auditorias de Certificação e manutenção das normas internacionais. 
Nos últimos 3 anos atua como Gestor de Sistema de Gestão Qualidade no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h), com conhecimento da Norma de Desempenho NBR 15575 e ISO 9001:2015.

Economista com MBA em Gestão Financeira e Controladoria, Mestre em Administração, doutorando em Administração. Experiência profissional de mais de 20 anos, tendo atuado em empresas de grande porte na área financeira. Atua como docente em cursos de graduação e pós graduação na área de finanças e controladoria, e realiza trabalhos como consultor financeiro nas áreas de tesouraria, custos e orçamento. Ministra treinamentos empresariais abertos e in company.

Graduado em Ciências Contábeis , especialização em pós graduação em Perícia Contábil Financeira e em Educação a Distância. Atua como contador , Perito Contábil Financeiro e também como docente em cursos de graduação e pós graduação em temas, como perícia contábil financeira, auditoria, contabilidade e administração pública.

Pós graduada em Controladoria e Finanças pela FGV, graduada em Ciências Contábeis pela FEA. Especialista em Direito Tributário e Impostos Estaduais pela Uni-equipe. Atuou como docente em cursos de graduação nas disciplinas de Contabilidade Gerencial, Contabilidade e Custos e Controladoria. Atuou como Consultora Empresarial nas áreas Tributária e Contábil, realizando trabalhos voltado a Planejamento Tributário, redesenho operacional das atividades produtivas, contencioso tributário administrativo ou judicial, etc Experiência na área Financeira e de custos como Gestora em empresas de grande porte nos ramos de bebidas, material elétrico e agropecuária. Atua como Auditora Fiscal da Receita no estado do Ceará.
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Finanças e Controladoria. Atuando a mais de 15 anos na área de Finanças, Contabilidade e Custos em empresas de grande porte. Docente em cursos de graduação em disciplinas voltadas à área financeira, atua como Consultor Financeiro em empresas de diversos segmentos. Ministra palestras e treinamentos.
Contabilista, Pós-Graduado em Controladoria, Finanças e Auditoria (MBA) pela FGV - Fundação Getúlio Vargas; Empresário Contábil; Docente de cursos livres e profissionalizantes nas áreas fiscal, tributária e trabalhista; Membro da Aescon (Associação da Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região). Experiência de mais de 20 anos, tendo atuado em empresas de diversos segmentos.
Profissional sênior, formado em Tecnologia da Informação e pós graduado em Logística Empresarial, com atuação em gestão logística em empresas distintas, como industrias, hospital, transportadora e centros de distribuição. Possui cases de sucesso em logística, redução de custos, melhoria de processos, otimização, capacitação de equipes, gestão da qualidade e excelência no atendimento aos clientes interno e externo. Atualmente vem desenvolvendo com sucesso projeto de redução de custos em grande indústria calçadista, e em paralelo, atua também como consultor de logística em grande rede de materiais de construção do nordeste paulista.
Engenheiro Mecânico pela UNESP de Ilha Solteira e Mestre em Engenharia Mecânica pela UNESP de Bauru. Trabalhou na empresa Máquinas Agrícolas JACTO S/A, atuando em vários projetos voltados para a Gestão da Qualidade, tanto na empresa quanto na sua cadeia de fornecedores. Atualmente é auditor ISO 9001 pela BRTUV em Barueri–SP, professor do curso de Engenharia de Produção do UNIVEM em Marília-SP, e diretor da JETA Consultoria & Treinamento em Gestão Empresarial em Marília-SP, focando principalmente as áreas de Gestão da Qualidade, Produtividade e Gestão da Manutenção.
Pós graduado em Contabilidade, Auditoria e Legislação tributária pela FEA/USP, Mestre em Administração de Empresas e Gestão Empresarial. Atua como docente em cursos de graduação e pós graduação (MBA) Marketing e Administração, Recursos Humanos, Engenharia da Produção, Direito e Engenharia Mecatrônica. Atua como Consultor Empresarial. Já atuou como Coordenador de Departamento de Promoção Social, Assessor de Administração e Finanças em entidade pública. Atua como ator e diretor teatral, com grande experiência em coordenação de eventos culturais e sociais
Graduado em Direito, Especializado em Planejamento Tributário. Atua como advogado e Consultor há mais de 20 anos nas áreas de Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Atua como docente em universidades e cursos preparatórios para concursos públicos federais e estaduais nas áreas de Direito Empresarial e Tributário.
Psicólogo, Administrador de Empresas, MBA em Recursos Humanos pela FUNDACE USP; Docente do SENAC , Facilitador credenciado do Sistema de Gestão Empresarial do SEBRAE/SP, Facilitador do SEST SENAT – Programa de Qualificação. Experiência de 15 anos na área de Recursos Humanos atuando em empresas de grande porte, além de realizar treinamentos, palestra e consultoria.
Pós Graduado em Direito Tributário- IBET, MBA em Contabilidade Governança e Controle- Fundace-USP. Graduado em Economia, e Ciências Contábeis. Grande vivência na área Fiscal, Contábil e Custos. Atuou como Gestor e Supervisor Fiscal Tributário em empresas de grande porte nacionais e multinacionais. Palestrante em diversos cursos, faculdades e instituições. Atua como Consultor Tributário há mais de 10 anos de experiência em tributação de grandes empresas, inclusive multinacional e capital aberto. .
Graduado em Produção Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (UNESP) e mestre em Engenharia de Produção pela EESC (USP). Atua há 15 anos como consultor na área de Operações (Produção/Qualidade/Logística) e na implantação de sistemas ERP/BI. É certificado pelo INDG na metodologia TQC. Como docente leciona há 15 anos em graduação e pós-graduação de grandes instituições, em disciplinas ligadas à Estratégia, Empreendedorismo, Logística, Qualidade, Gestão de Projetos, Sistemas de Informação, Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Marketing. Trabalhou também como coordenador de Produção e Gerente Industrial por 5 anos em empresas da região. Atua como palestrante convidado nos temas em que é especialista, em diversas organizações e universidades da região. Atualmente é docente e colaborador de turmas de extensão e pós-graduação (MBA) em Logística e Supply Chain . É sócio-gestor da ViaGestão Assessoria e Capacitação. Certificado Internacional em Master TCM (Training – Coach – Mentoring) pela NetProfit Brasil.
Contabilista e Administrador de Empresas, com ênfase em Administração Tributária; Pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Planejamento Tributário pela Fundace – USP – Ribeirão Preto; Empresário Contábil, Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação nas cadeiras de Contabilidade Tributária e Planejamento Tributário; Presidente da Aescon – Associação da Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Geral do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis da Casa do Contabilista em Ribeirão Preto. Especialista em Planejamento Tributário pelo IBPT- Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário;
Engenheiro Mecânico e mestre em Engenharia de Produção (área de Custos Industriais) pela USP - São Carlos, professor universitário nas áreas de Custos, Contabilidades de Custos, Formação de Preços, Contabilidade Gerencial, Controladoria e Jogos de Empresas. Coordenador de turmas de Engenharia de Produção e de pós-graduação MBA em Controladoria e Finanças. Na pós-graduação, ministra diversos módulos relacionados às áreas contábil-financeira. Professor regular em programas de pós-graduação lato sensu em diversas faculdades. Construiu uma ferramenta de simulação empresarial (conhecida como Jogo de Empresas), o "Mr.Game!", e a utiliza há mais de 10 anos em disciplinas de jogos empresariais, tanto na graduação quanto na pós-graduação. É consultor de empresas nas áreas de Custos e Finanças, onde realiza trabalhos de implantação de sistema de custos e análise de resultados. É sócio-fundador da empresa ViaGestão Assessoria e Capacitação Ltda.
Economista, pós-graduado em Contabilidade e Controladoria. Atuou por 10 anos como Técnico em Contabilidade na Petrobrás e por mais de 15 anos como Chefe de Departamento de Pessoal e Recursos Humanos em empresas privadas e públicas. Atua como Perito Contábil/Trabalhista e na elaboração de cálculos trabalhistas e previdenciários. Docente em curso técnico e graduação.
Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (2013), Pós Graduado em Administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Negócios e Graduado em Adm de RH pela FBRH - Instituto Hoyller - São Paulo. Mais de 27 anos de experiência como gestor da área de RH em empresas multinacionais de grande porte. Docente em cursos de pós-graduação da FAAP, Fundace, Ufscar, Unifafibe, Univem, Unip e Unifran, entre outras, em disciplinas voltadas para área comportamental e de RH. Atuou como Coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e consultor organizacional em projetos de intervenção na área de Recursos Humanos. Sócio da CONECTA Assessoria e Capacitação. Certificado em Personal & Professional Coach pela SBC (Sociedade Brasileira de Coach). Certificado em Master TCM (Trainining Coach Mentoring) pela NetProfit Brasil. Gestor-Coach, certificado internacionalmente pela Corporate Coach U.

Graduado em Ciências Contábeis, com vasta vivência em cargos de Gestão nas áreas Admininistrativa e Recursos Humanos/Departamento Pessoal em empresas de grande porte. Atua como facilitador em programas de treinamento de Qualidade Total e Departamento Pessoal.

Administradora, mestranda em Psicologia e Educação, formação em EaD, especialista em Controladoria e em Didática de Ensino, docente em cursos de graduação, Consultora em Desenvolvimento Organizacional e Humano. Pesquisadora do conhecimento humano e desenvolvimento organizacional, buscando em seu trabalho a perpetuação das organizações. Experiência adquirida em consultoria estratégica, instituição de ensino superior e de educação técnica profissionalizante. Como consultora busca despertar um olhar integrado entre empresa e ser humano, acreditando que as empresas precisam contribuir para a formação de seus colaboradores, pelo fato de haver gargalos na formação acadêmica e de ganharem vantagem competitiva. A missão, valores e visão das instituições são a sustentação de qualquer trabalho, contribuindo assim na constituição de um alicerce capaz de amortecer a volatilidade do mercado.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (2008). Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Especialista (2000) e Graduada em Administração (1994) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa/CNPq/Diretório de grupos de pesquisa/UNESP- Serviço Social Aplicado: trabalho, produção e questão social. Docente das disciplinas de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas em cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA em Administração e outros.

Administrador de Empresas, com MBA em Gestão Administrativa e Marketing , Pós Graduado em Logística Empresarial e Pós Graduando em Docência no Ensino Técnico Profissional. Atuou por mais de 12 anos como gestor em empresas de diversos segmentos. Atua como consultor empresarial em pequenas e médias empresas e como docente na área de administração e negócios.

Graduado em Ciências Contábeis e Matemática. Contador com mais de 24 anos de experiência profissional em gestão industrial, fiscal e tributária adquiridas em empresas de médio e grande porte dos setores de metalurgia, bens de capitais e sucroalcoleiro. Docente na área técnica e profissionalizante no SENAC e outras instituições.


Especialista em Supply Chain Manegement, Graduado em Administração, possui Licenciatura em Formação Pedagógica para Professores. Atualmente é docente das disciplinas de Distribuição Física, Administração de Sistemas de Informação, Teoria dos Jogos e Gestão de Desempenho e Métricas nos cursos de Graduação em Administração, Logística e Recursos Humanos. Tem experiência em Educação Profissional, Técnica e Superior, tanto na graduação como na Pós-Graduação, nas áreas Administrativa, Acadêmica e Pedagógica em modelos de educação presencial. No campo da docência atua principalmente nos seguintes temas: Teorias da Administração, Tecnologia e Gestão da Produção, Gestão dos Recursos Materiais, Gestão da Qualidade, Sistemas de Informação, Logística, Marketing, Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas.

Graduado em Administração, Pós Graduado em Educação, Tecnólogo em Mecânica Industrial. Atuou como Coordenador de Produção, Desenvolvimento de Fornecedores, Projeto de Produtos e Supervisão de Sistema de Gestão da Qualidade na 3 M do Brasil, por mais de 25 anos. Auditor de Sistemas de Gestão (Iso 9001, Iso TS 16949, Iso 14001 e OHSAS 18001). Atua como consultor na área de Qualidade e docente universitário nas disciplinas: Administração de Materiais, Administração da Produção, Planejamento e Controle de Produção – PCP e Sistemas da Qualidade. Ministra treinamentos corporativos.
Engenheiro de Segurança do Trabalho; Perito da Justiça do Trabalho; Docente em cursos universitários na área de Engenharia de Segurança; Atua como Consultor Técnico em empresas de médio e grande porte.
Luis Antonio Sandoval Janini Engenheiro de Produção, graduado pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP, com cursos de especialização e experiência de mais de 25 anos nas áreas de Produção, PCP, Administração de Materiais e Logística Fabril, vivenciada em empresas do segmento farmacêutico, alimentício, cosmético, materiais de construção civil e indústria do alumínio. Exerceu funções de gerenciamento e supervisão nas empresas Alcan Alumínio do Brasil SA, Brasilit SA, Citrosuco Paulista SA, JP Indústria Farmacêutica SA e JF Ind.Cosméticos Ltda.
LUIZ GONZAGA BRAGHINI Mestre em Administração pela Universidade de Marilia Mestre em Engenharia de Produção pela UNIMEP de Sta. Bárbara d"Oeste Pós Graduado em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing Graduado em Administração de Empresas pela UNAERP Atua como consultor de empresas na área de Gestão Empresarial Professor Universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Atuou como Diretor Superintendente em empresas de grande porte no período de 1.980 até 1.995.
Mestre em Engenharia de Produção, Graduado em Engenharia Mecânica/Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Docente em pós graduação nas áreas de Logística, Supply Chain e Operações. Experiência de mais de 15 anos em cargos de Direção e Gerência em empresas nacionais e multinacionais de grande porte como: Coca-Cola, Renaut-Nissan, Droga Raia etc; Tendo atuado desde a implantação da Logística até a elaboração e implementação dos processos operacionais. Experiência Internacional em Operações Logísticas na América Latina e Europa. Experiência na Administração de Operadores Logísticos. Atua como Consultor na realização de projetos em industrias, atacado e varejo.
Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania ; Especialista em Gestão Estratégica de Negócios com enfoque em “Planejamento Tributário” Formação em Direito e Contabilidade; Atuou exclusivamente na área contábil por 14 anos. Iniciou sua trajetória como advogado militante desde fevereiro de 1998, nas áreas de direito do trabalho; direito empresarial; direito civil e direito tributário, Lecionou em diversos cursos preparatórios para concursos e exames da OAB e do CRC, e em cursos de pós-graduação lato-sensu; Foi docente titular das disciplinas de Instituição de Direito Público e Privado, Direito Civil II, Direito Processual Civil I, II e III, Direito Tributário, Direito do Trabalho, Planejamento Tributário, Direito Comercial/Empresarial, Legislação Societária e Estagio III (Prática trabalhista), tendo ministrado aulas de outras disciplinas em diversos cursos de graduação e pós graduação Foi membro - representante docente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT; Atualmente é docente em disciplinas voltadas para a área contábil (contabilidade aplicada à área trabalhista) nas disciplinas de Legislação e Ética Profissional e Direito e Legislação Empresarial, no curso de graduação em Ciências Contábeis; Sócio de escritório de Contabilidade há mais de 20 anos.
Graduado em Ciências Contábeis pela USP , Mestre doutorando em Engenharia de Produção pela USP na área de Finanças. Docente e Coordenador em cursos de Graduação e Pós Graduação em disciplinas de Contabilidade, Controladoria, Custos e Finanças. Consultor Empresarial em empresas de médio e grande porte, nos ramos de Agropecuária, Comércio, Finanças, Industria, etc. Autor de diversos artigos em Congressos Nacionais e Internacionais e Revistas Científicas e co-autor do Livro Finanças Corporativas de Curto Prazo. Ministra cursos e treinamentos de extensão e cursos preparatórios para concurso.
Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET e Direito do Trabalho pela PUC/GO, e Mestrando em Direito. Advogado e Consultor na área trabalhista e previdenciária com 12 anos de experiência. Atuou como advogado do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia e consultor da PricewaterhouseCoopers. Atua como Professor de Direito do Trabalho e Tributário, bem como instrutor de treinamentos na área trabalhista previdenciária.

Especialista em saúde e segurança do trabalho há 24 anos, docente de cursos de pós graduação em engenharia de segurança do trabalho na UNIP, LOGATTI, FAFRAN, docente no curso de segurança do trabalho do SENAC, escritora de 7 obras pela editora Erica/Saraiva como os livros Princípios Ergonômicos, Doenças Ocupacionais : agente físico, químico, biológico. ergonômico.

 

Graduado em Análise de Sistemas com pós graduação em Gestão Empresarial com ênfase em TI. Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação. Participou de projetos de consultoria com foco em Tecnologia da Informação e Logística para empresas como: Claro Digital (Porto Alegre - RS); Ipiranga Química (São Paulo/SP); Magazine Luiza (Franca/SP); C&C (São Paulo/SP), Whirlpool – Brastemp (São Paulo/SP); Bunge Fertilizantes (Cubatão/SP); Leroy Merlyn (São Paulo/SP) Unimed-BH (Belo Horizonte/MG) Laboratórios Hermes Pardini (Belo Horizonte/MG), GOL Linhas Aéreas (São Paulo/SP), Mattel Brinquedos (São Paulo/SP) e MMX (Belo Horizonte/MG). Executivo das áreas de Tecnologia da Informação, Administração e Logística, com sólida vivência em planejamento estratégico, na Gestão de Processos e Projetos de Implantação de Sistemas de Gestão Integrada ERP/WMS, e com experiência comprovada de mais de 13 anos de consultoria em Supply Chain com Projetos de Consultoria Logística / Transportes, Processos, Especificações de Estruturas, Dimensionamentos de CD e Produtos e Análise de Fornecedor e auxilio na especificação e desenvolvimento de sistemas.

Economista formado pela FEARP – USP, Mestre em Engenharia de Produção pela EESC USP, Doutorando em Administração pela FEARP - USP. Docente e Coordenador em cursos de graduação, Coordenador do curso de Administração. Consultor nas áreas de Economia e Finanças, Produção e Operações, Logística e Suprimentos, Estudos e Análises de Mercado, Gestão por Indicadores, Gestão Educacional. Palestrante em diversas Instituições públicas e privadas. Atua junto a bancos, cooperativas de crédito, fundações, institutos de pesquisa e Universidades Corporativas em Ensino à Distância. Trabalhos realizados nas áreas da indústria alimentícia, máquinas e equipamentos, metalurgia, telecomunicações, transportes e logística, bancos, faculdades e universidades. Examinador Sênior do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Revisor do Livro Finanças Corporativas de Curto Prazo da Editora Atlas.

Mestre em Constituição e Processo, Graduada em Direito, Teologia e Filosofia. Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação nas disciplinas de Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Civil e Ética Empresarial. Atuou como Advogada em Instituições de Ensino e militou como advogada na área civel e trabalhista por mais de 20 anos.
Graduado em Administração, especialista em Análise Financeira. Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP USP. Consultor empresarial na área de finanças e colunista da revista Revide on-line. Professor de cursos de graduação em Administração e de pós-graduação em Controladoria e Finanças. Palestrante nas áreas de Orçamento Empresarial e Orçamento Familiar. Autor dos livros “Orçamento Familiar: felicidade e dinheiro podem ser da mesma família”, publicado pela editora IELD, “Planejamento Tributário para Pessoas Físicas” , publicado pela editora Fiscosoft – Thonsom Reuters, “Orçamento Empresarial: teoria, prática e novas técnicas” e "Administração de Organizações: teoria e lições práticas", publicados pela editora Atlas. Atuou na área gerencial das seguintes empresas: Banco Nacional, Unibanco, Cervejaria Antarctica Niger, Souza Cruz e Central Energética Moreno. Ex-presidente da ONG Crescer-Crédito Solidário.
Pós Graduado em Gestão Integrada, Administrador de Empresas , Experiência de mais de 20 anos na implantação de sistemas de Informações Gerenciais e Operacionais no setor sucro energético. Professor Universitário há mais de 20 anos em cursos de graduação e pós graduação nas áreas de Comportamento Organizacional, Gestão Corporativa, Empreendedorismo, Governança Corporativa, entre outras. Atua como consultor e palestrante para empresas e instituições de ensino nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing Estratégico, Formação de Força de Vendas, Atendimento, Relacionamento, Vendas, Estresse no trabalho, Desenvolvimento de equipes, Liderança, etc. Escreve artigos em portais de consultorias e entidades de classe. Coautor do livro Treinamentos Comportamentais.
Advogado, especialista em Direito Material e Processual do trabalho, atuando em Consultoria Júridica Preventiva e Contenciosa em assuntos inerentes ao Direito do Trabalho. Sócio da Hernandez e Ferreira Advogados Associados.
Prof. Dra. MARIA NASCIMENTO Doutora em Ciências Sociais pela PUC - São Paulo, Mestre em Engenharia de Produção pela USP, Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP, Graduada e Licenciada em Psicologia pela UNIUBE-MG. Atuou por 11 anos em funções técnicas e de supervisão em empresas de médio e grande porte. Coordenadora e Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação, em disciplinas voltadas para área Comportamental e de Recursos Humanos. Consultora organizacional em projetos de intervenção na área de Recursos Humanos.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Pós Graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário, e em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo – Largo São Francisco. Atua como Advogado na área de Direito Público. Docente em curso de pós graduação na Universidade Mackenzie na disciplina Planejamento Tributário. Ministra treinamentos para diversas instituições nas áreas de Direito Público, Tributário e Administrativo. Autor de diversos artigos.
Pós graduado em Marketing, e em Pedagogia Empresarial com graduação em Administração de Empresas, docente em cursos de graduação nas áreas de Planejamento Estratégico, Marketing, Logistica. Atua como vice coordenador do Grupo de Recursos Humanos. Atua como Consultor Empresarial e ministra treinamentos e palestras sobre vários temas.
Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial com MBA em Supply Chain e Logística . Docente universitário e em pós graduação há mais de 15 anos em disciplinas voltadas a Gestão da Cadeia de Suprimentos, Transportes, Distribuição e Tráfego, Logística Reversa, Administração Estratégica, Logística Internacional, etc Atuação como Gestor em empresas de médio e grande porte no segmento logístico e industrial, voltadas para operações de transportes de cargas fracionadas e frigoríficas nas modalidades rodoviária e aérea, tendo atuado desde a implantação da Logística até a elaboração e implementação de processos operacionais, administrativos e financeiros.
Formação em Ciências contábeis, especialização em perícia trabalhista e previdenciária, especialização em Comercio exterior e controladoria. Possui 29 anos de prática em folha de pagamento e encargos sociais, e na área tributária, auditorias trabalhista e previdenciária e organização de empresas, atuou como docente do Sebrae, atualmente atua como docente do Senac.
Graduada em Letras pela Uni Mauá, especialista em Comunicação pela Unifran, Mestre em Lingüística Aplicada pela UNESP de São José do Rio Preto. Possui cursos de Extensão em Língua Inglesa pelo Language Studies Canadá (Vancouver). Atua como docente e Coordenadora Pedagógica em cursos de Graduação e Pós Graduação nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Autora de um dos capítulos do livro intitulado “Crenças e Ensino de Línguas” pela Editora Pontes. Além da docência e coordenação, atua também como revisora ortográfica de alguns jornais, revistas e informativos. Atuou como Assessora Pedagógica das Escolas Follow me (São Paulo) Atuou como Tradutora e Intérprete em Congressos e Seminários.
Graduada em Direito, Pós graduada em Direito Ambiental, Especialização em Direito do Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, etc Atuou como Coordenadora na área de Logística Jurídica em instituições financeiras de empresas de telefonia móvel , bem como advogada para empresas de Vigilância e Segurança. Atua como conveniada na Defensoria Pública e como Advogada Trabalhista no escritório Toledo Lima Advocacia. Ministra palestras e treinamentos na área trabalhista.

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Atua como Gerente de RH e Folha de Pagamento, é especialista em Administração de Pessoal e Recursos Humanos, com mais de 15 anos de atuação multidisciplinar em Recursos Humanos em empresas de grande porte em vários segmentos. Graduado em Administração de Empresas e Recursos Humanos. Ministra treinamentos na área de Departamento Pessoal.